Pular para o conteúdo

Nossa história como advogados de benefícios no INSS

  Olá, tudo bem? Aqui é o Júnior H. de Campos, advogado previdenciário e sócio do Campos Lima Advocacia. 

  Neste post eu resolvi compartilhar com você um pouco mais sobre a história do escritório e porque decidimos atuar exclusivamente com Direito Previdenciário.

  Hoje o Campos Lima Advocacia é fruto da minha vontade e da Dra. Maiara Lima (OAB/SP nº 424.593) de lutar por direitos sociais, o que nos fez dar vida a um escritório que desenvolve uma advocacia humana, moderna e acessível.

  No entanto, muita coisa aconteceu até chegarmos aqui, por isso acredito que compartilhar essa história é importante para que as pessoas que buscam nossa ajuda com seus benefícios no INSS conheçam melhor os profissionais que lhes ajudarão nessa jornada, bem como saibam o porquê escolhemos a advocacia previdenciária.

 

Como tudo começou…

 

  Para a maioria das pessoas o começo é sempre difícil, e com a gente não foi diferente. Eu, Júnior H. de Campos, sou natural de Macatuba-SP, cidade do interior do Estado de São Paulo (região de Bauru-SP), e apesar de sempre ter sonhado cursar o ensino superior, esse sonho pareceu ser algo bem distante para minha realidade. 

  Afinal, até o momento em que entrei na faculdade não havia nenhum outro advogado (a) na minha família (e até hoje eu sou o único), inclusive, na época eu não tinha nenhum familiar que tivesse conseguido cursar o ensino superior.

  Na verdade, diante da necessidade de manter o sustento da casa, o trabalho sempre teve prioridade na vida da minha família, especialmente na vida dos meus pais. 

  Meu pai sempre nos conta como ele começou a trabalhar muito jovem (com 13 anos de idade) colhendo algodão junto com meus avós para  ajudar no sustento da família. Fora isso, já trabalhou muitos anos como cortador de cana-de-açúcar, além de ser tratorista e motorista nos canaviais  até conseguir sua aposentadoria. 

  Assim, foi com muito trabalho duro que meu pai sempre conseguiu manter nossa família.

  Porém,  entrar em uma universidade e no curso de Direito parecia um sonho ambicioso demais para nós. Isso não parecia algo que alguém da nossa realidade conseguiria alcançar. 

  Ainda assim, mesmo com tantos obstáculos à nossa frente, no último ano do ensino médio decidi que iria encarar o vestibular para o curso de Direito. Meu objetivo era entrar na Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”). 

  No entanto, logo na minha primeira tentativa o resultado não foi o esperado e fiquei a um ponto de ser classificado para a segunda fase do vestibular. Pois é, fui eliminado logo na primeira fase e por um único ponto. 

  E apesar desse tipo de situação normalmente gerar desânimo ou tristeza, foi justamente esse acontecimento que me motivou a continuar e tentar mais uma vez.

  Sempre fui aluno de escola pública e, apesar do esforço quase sobrenatural que os professores da escola pública fazem para conseguir superar as dificuldades do próprio ensino público e oferecer uma educação de qualidade (e já deixo aqui o meu eterno agradecimento a esses professores, especialmente aos que passaram pela minha vida), as exigências do vestibular estavam muito além dos recursos e oportunidade que tive acesso na escola. 

  Por conta disso, arregacei as mangas e coloquei na minha cabeça que no ano seguinte eu iria me preparar o máximo possível para fazer o vestibular novamente. 

  E foi o que eu fiz!

  No ano de 2013 a minha vida se resumiu a me preparar para o vestibular. Eu sabia que tinha aproximadamente 1 ano para aprender tudo aquilo que não tive condições de aprender durante o ensino médio inteiro, por isso praticamente vivi o ano inteiro para esse único objetivo. 

  Minha mãe costuma dizer que quando eu coloco “alguma coisa na cabeça” vou até o final… e foi isso que aconteceu! 

  Após passar o ano de 2013 focado unicamente nesse objetivo e com o apoio incondicional doa minha família, consegui passar no vestibular da Unesp e entrar para o curso de Direito. 

  Pode ter certeza que a felicidade foi grande… e o choro de felicidade também!  

 

A faculdade e o primeiro contato com o Direito Previdenciário

 

Com certeza o período da faculdade foi uma das fases mais importantes da minha vida, tanto para o crescimento profissional quanto para o crescimento pessoal, afinal, o curso de Direito na Unesp é oferecido pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais que fica localizada na cidade de Franca-SP, o que me fez sair da casa dos meus pais aos 18 anos de idade e ir morar em uma outra cidade para viver uma nova realidade completamente diferente. 

  E com a Dra. Maiara não foi diferente. Natural de São José dos Campos-SP, ela também foi aprovada no curso de Direito da Unesp no mesmo ano que eu (somos da mesma turma), e se mudou para Franca-SP para viver essa nova jornada. 

E foi durante a faculdade que tivemos o primeiro contato prático com o Direito Previdenciário.

  Na verdade, a faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp possui um Centro Jurídico e Social (CJS) que oferece assistência jurídica e amparo social à população carente da cidade de Franca-SP.

  Acontece que tanto eu quanto a Dra. Maiara fomos estagiários no CJS e uma das áreas de atuação era justamente o Previdenciário. 

  Por conta disso, todos os dias nós tínhamos contato com pessoas que necessitavam de ajuda para conseguir algum tipo de benefício previdenciário… os mais comuns eram aposentadorias e benefícios por incapacidade.

  No entanto, apesar de estar em contato constante com o Direito Previdenciário, o que mais chamou nossa atenção e nos deixou apaixonados pela área foi justamente o impacto que a atuação do advogado (a)  previdenciário (a) tem na vida das pessoas.

  Quando falamos de Direito Previdenciário estamos falando de DIREITOS SOCIAIS, direitos fundamentais que as pessoas precisam ter efetivados e respeitados para que consigam ter uma vida com o mínimo de segurança e liberdade.

  Era exatamente isso que nós vimos e sentimos toda vez que atendíamos alguém que estava em busca de algum benefício do INSS. 

  Foi nesse momento que descobrimos, ainda na faculdade, que tínhamos encontrado a nossa área de atuação. 

 

A importância que o Direito Previdenciário tem na nossa vida e o nascimento do Campos Lima Advocacia

 

  Após terminarmos a faculdade, retornei para Macatuba-SP e comecei a advogar sozinho. Já a Dra. Maiara retornou para São José dos Campos-SP e começou a trabalhar como contratada em um escritório de advocacia. 

  No início da minha jornada como advogado autônomo, já comecei atuando em casos previdenciários… inclusive a minha primeira cliente foi para aposentadoria. 

  Com o passar do tempo, quanto mais eu atuava no Direito Previdenciário mais eu me identificava com a área, o que fez meu sentimento de propósito na advocacia crescer cada vez mais, especialmente porque eu estava atingindo os resultados que eu pretendia com a minha profissão: ajudar pessoas a terem seus direitos básicos respeitados e efetivados, ajudar pessoas a conseguirem suas aposentadorias após anos de trabalho duro.

  Depois de um tempo atuando na área e, tendo em vista que a Dra. Maiara havia saído do escritório onde trabalhava para atuar de forma independente, juntamos nossas forças para criar o Campos Lima Advocacia.

  Hoje nossa atuação é exclusiva na área do Direito Previdenciário. 

  Um dos maiores presentes que a nossa atuação no Direito Previdenciário poderia nos dar é podermos fazer parte da história de vida das pessoas que buscam nossa ajuda.

  Assim, ajudar trabalhadores a buscarem seus direitos no INSS nos permite conhecer suas histórias desde a época que eram crianças/adolescentes, principalmente porque encontramos muitas pessoas que, assim como nossos pais, começaram a trabalhar ainda muito cedo.

 E justamente por saber a importância que um benefício previdenciário como a aposentadoria tem na vida dos nossos pais, poder ajudar outras pessoas a conseguirem o mesmo resultado é o que nos motiva a continuar lutando todos os dias. 

  Aprendemos a cada dia que passa que ao lutarmos pelo direito de um cliente não estamos lutando somente para ajudá-lo a trazer segurança e melhorias para sua vida, mas para toda sua família também. 

 

Nossa atuação exclusiva em benefícios no INSS

 

  A atuação do Campos Lima é exclusiva em benefícios no INSS. Todo o nosso trabalho é focado em garantir uma assistência jurídica especializada, de modo que as pessoas que buscam nossa ajuda consigam ter tranquilidade durante seu processo de requerimento do benefício. 

  Nos dias atuais, as mudanças na Lei previdenciária tem exigido que os segurados do INSS estejam cada vez mais preparados. 

  Por conta disso, a atuação do Campos Lima advocacia abrange todas as etapas do  processo administrativo no INSS e da ação judicial, quando necessário.

  Além disso, uma de nossas missões também é auxiliar trabalhadores a conhecerem melhor seus direitos previdenciários, por isso mantemos nosso blog atualizado com diversos conteúdos sobre aposentadorias. Nós acreditamos que quando um trabalhador conhece seus direitos, ele se aproxima da justiça.

  Agora, para terminar, gostaria de dizer que fiquei feliz em compartilhar um pouco da nossa história com você. O Direito Previdenciário e a Advocacia Previdenciária são nossas paixões e espero que a vida nos permita trabalhar o máximo de tempo possível com o que mais amamos e que nos faz muito bem. 

  Até a próxima! 

Júnior H. de Campos

OAB/SP nº 424.550

Sobre o autor: Bacharel em Direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e pós-graduado em Direito Previdenciário e Prática Previdenciária. Gosta muito de ler e não dispensa um cafezinho no meio da tarde. 

Compartilhe esse conteúdo no WhatsApp